Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas da 2ª Região - São Paulo e Paraná - Assistente Administrativo (2019) Questão 68

Ética das relações públicas


A falta de responsabilidade social nos Códigos Éticos de Relações Públicas

Poucos campos profissionais conseguem provocar tanto o debate ético como o das relações públicas. A profissão de assessor de comunicação e de relações públicas tem‐se centrado, cada vez mais, em estratégias comunicacionais que provoquem o desenvolvimento de relações fortes, a construção de consensos e o posicionamento de responsabilidade social corporativa. No entanto, o comportamento não ético dos profissionais de relações públicas continua sob ataque, em grande medida, devido a obras muito críticas do seu desempenho.


Gisela Marques Pereira Gonçalves. Artigo apresentado no IX Congresso da IAMCR (International Association for Media and Communication Research), no Grupo de trabalho Ethics of society. Ethics of Communication, em Paris, a 24 de julho de 2007 (com adaptações).



Utilizando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item acerca da ética e da moral.


O profissional de relações públicas pode contribuir para a formação da moral de uma sociedade, buscando a felicidade com base na justiça.

  • Certo
  • Errado