Questão 39 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Engenheiro Civil (2017)

Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Define-se como Perícia a atividade técnica realizada com o propósito de averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

  • A As perícias não necessariamente devem ser elaboradas sob a responsabilidade e exclusiva competência de engenheiro legalmente habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.
  • B Exame é a constatação de fatos ou desenvolvimento de processo analítico fundamentado que permita extrair conclusões acerca de causas e consequências, ainda que no âmbito da probabilidade, tendo por objeto bens imóveis.
  • C Vistoria é a constatação de fatos ou desenvolvimento de processo analítico fundamentado que permita extrair conclusões acerca de causas e consequências, ainda que no âmbito da probabilidade, tendo por objeto pessoas, semoventes e bens móveis.
  • D Avaliação é a análise técnica para identificar valores, custos ou indicadores de viabilidade econômica para um determinado objetivo, finalidade e data, consideradas determinadas premissas, ressalvas e condições limitantes.
  • E Nas perícias multidisciplinares e nos casos em que haja envolvimento de áreas de várias especializações ou modalidades, o perito responsável não deverá se valer do concurso de profissionais auxiliares habilitados e capacitados nas matérias envolvidas.