Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Ciências Biológicas (2018) Questão 50

Os processos que levam à Bioincrustação marinha envolvem uma complexa interação entre diferentes organismos (desde o biofilme microfuoling até os macrorganismos) que se estabelecem no substrato consolidado (natural ou artificial). De acordo com o modelo teórico Sucessão Ecológica X Disponibilidade no Plâncton, é correto afirmar:

  • A o estabelecimento dos bioincrustantes depende do estoque de larvas planctônicas presentes no ambiente, assim como de seus sucessivos estádios. No caso de cirripédios, na fase naúplio (planctotrófica e fotopositiva) favorece a dispersão; na fase cipris (lecitotrófica e fotonegativa), corresponde à etapa em que a larva está pronta para o assentamento. Uma vez assentada, o organismo pode se estabelecer ou ser eliminado por competição.
  • B o assentamento dos organismos em estádio planctônico para o substrato está condicionado a um processo sucessional que inclui a facilitação, com alteração das condições por colonizadores primários (biofilme e, posteriormente, organismos oportunistas ou pioneiros). As etapas seguintes incluem a inibição ou a indiferença ao assentamento de novos recrutas.
  • C a dinâmica da incrustação marinha inclui uma integração complexa dos organismos, (não condicionada a um processo direcional de sucessão), a disponibilidade de formas de propagação no plâncton, e aglomerados que precipitam no fundo (neve marinha), que não se estabelecem, a priori, em uma superfície.
  • D a incrustação depende da colonização inicial por microrganismos (biofilme) e é procedida por uma sucessão de epibiose: novos organismos epibiontes crescem sobre pioneiros preexistentes.
  • E o modelo teórico Sucessão Ecológica X Disponibilidade no Plâncton preconiza a disponibilidade de formas de propagação no plâncton, o processo sucessional (biofilme, organismos pioneiros, epibiose) como também as etapas da inibição ou da indiferença para o assentamento de novos recrutas.

Encontre mais questões

Voltar