Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Perito Criminal - Medicina Veterinária (2018) Questão 47

Angiologia é a descrição dos órgãos da circulação do sangue e da linfa; o coração e os vasos. O coração é o órgão central, muscular, oco que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. O tecido muscular que forma o coração é do tipo estriado cardíaco, e constitui sua camada média o miocárdio, internamente ao miocárdio, existe o endocárdio e, externamente ao miocárdio, há uma serosa revestindo-o, denominada epicárdio. A cavidade do coração é subdividida em 4 câmaras (2 átrios e 2 ventrículos) e entre estes existem orifícios com dispositivos orientadores da corrente sanguínea: são as valvas. Com relação à anatomia do coração dos mamíferos domésticos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.


I) No átrio direito existe um tubérculo intervenoso entre o óstio da veia cava cranial e o óstio da veia cava caudal. Sua função é direcionar o sangue para o interior desta cavidade.

II) A valva do tronco pulmonar possui cordas tendíneas fixas em músculos papilares. Estas cordas possuem função de impedir a eversão das válvulas durante a diástole.

III) A valva atrioventricular direita possui três cúspides denominadas: cúspide angular, cúspide parietal e cúspide septal.

IV) O sistema condutor do coração é formado por um tecido com capacidade de gerar atividade elétrica espontaneamente. O nodo sinoatrial inicia o ciclo cardíaco e localiza-se no septo interatrial.

V) As artérias coronárias direita e esquerda se originam diretamente da artéria aorta. As veias coronárias escoam para a veia cardíaca magna, que se conecta ao átrio direito.

  • A As afirmativas I e III estão erradas.
  • B As afirmativas III e V estão erradas.
  • C As afirmativas II, III e V estão erradas.
  • D As afirmativas II e IV estão erradas.
  • E As afirmativas I, IV e V estão erradas.

Encontre mais questões

Voltar