Prefeitura Municipal de Orobó - Professor - História (2019) Questão 34

Ao longo da história brasileira, constatou-se que foi um reduzido número de mulheres e negros que, de alguma forma, tiveram acesso à educação formal, e ainda menor o número daquelas cujos escritos chegaram ao conhecimento do público leitor. Entretanto, percebeu-se que alguns afrodescendentes conseguiram ter acesso à escola. Os afrodescendentes e as mulheres que antes não possuíam nenhum direito passam gradativamente a se manifestarem por meio da cultura e na literatura. De maneira tímida começaram a surgir manifestações, questionamentos quanto à condição de submissão humana, às injustiças, às situações desiguais de privilégios. Assinale a alternativa correta que apresente um exemplo de manifestação cultural negra na literatura:

  • A Adélia Luzia Prado de Freitas, mais conhecida como Adélia Prado, é uma poetisa, professora, filósofa e contista brasileira ligada ao Modernismo.
  • B Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira, conhecida por seu livro Quarto de Despejo, publicado em 1960.
  • C Adalgisa Maria Feliciana Noel Cancela Ferreira, mais conhecida como Adalgisa Nery, foi uma poetisa modernista e jornalista brasileira, mais conhecida por sua obra Ar do Deserto, de 1943.
  • D Adélia Josefina de Castro Fonseca foi uma poetisa brasileira, mais conhecida por sua obra Ecos da Minh'Alma, dedicado à imperatriz Teresa Cristina
  • E Clara Averbuck Gomes é uma escritora feminista brasileira, mais conhecida por sua obra Máquina de Pinball.

Encontre mais questões

Voltar