Questão 4 do Concurso Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Comunicação Social (2020)

Para Castells (2017), as funções e os processos dominantes na era da informação estão cada vez mais organizados em torno de redes. Com relação a esse cenário, assinale a opção correta:

  • A O desenvolvimento de redes verticais de comunicação interativa que conectam o local e o global no momento escolhido intensificou o ritmo e a formação de um sistema de comunicação digital multimodal e multicanal que integra todas as formas de mídia.
  • B Redes são estruturas fechadas, capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação.
  • C A inclusão/exclusão em redes e a arquitetura das relações entre redes, possibilitadas por tecnologias da informação que operam à velocidade da luz, configuram os processos e funções predominantes em nossa sociedade.
  • D A lógica de redes gera uma determinação social em nível mais baixo que a dos interesses sociais específicos expressos por meio das redes: os fluxos do poder são mais importantes que o poder dos fluxos.
  • E As redes verticais de comunicação construídas em torno das iniciativas, interesses e desejos das pessoas são multimodais e incorporam muitos tipos de documentos.