Questão 39 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Médico psiquiatra (2017)

Homem de 61 anos de idade é encaminhado para tratamento psiquiátrico devido a percepções visuais de cobras verdes com boca grande e com aproximadamente um metro de comprimento. Essas imagens são bem definidas e percebidas no ambiente externo. Apesar da nitidez das visões e do medo que apresenta delas, esse homem reconhece a irrealidade de tais percepções. Durante a entrevista, ele relata que está com muito medo de que realmente existam cobras reais em sua casa, pois está com grande problema de visão devido a uma neurite óptica bilateral, assim pode ter risco de ser picado. Com relação a esse caso, é CORRETO afirmar que

  • A as percepções visuais desse paciente têm características de uma imagem perceptiva real, mas o fato de o paciente apresentar crítica sobre a irrealidade delas não permite caracterizá-las como alucinações.
  • B o fato de o paciente questionar a realidade da imagem percebida caracteriza uma alucinação visual, porém sem construção delirante.
  • C trata-se da Síndrome de Clérambault, quadro composto por percepções visuais caracterizadas como alucinose que surgem no contexto de um quadro de deficiência visual.
  • D não é possível realizar o diagnóstico de Síndrome de Charles Bonet devido à ausência de delírios místicos, os quais são muito característicos dessa síndrome.
  • E o caso representa uma alucinose visual, a qual é definida como a percepção de uma imagem real por um paciente com sério déficit visual.