Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN) - Médico (IBADE - 2020) Questão 64

A respeito das Infecções sexualmente transmissíveis, é INCORRETO afirmar que:

  • A Cancro mole (cancroide) é causado pela bactéria Haemophilus ducreyi, sendo mais frequente em países tropicais. Transmite-se pela relação sexual com uma pessoa infectada sem o uso da camisinha masculina ou feminina.
  • B O vírus T-linfotrópico humano (HTLV) causa infecção que atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T. O HTLV foi o primeiro retrovírus humano isolado (no início da década de 1980).
  • C O Linfogranuloma venéreo, causado pela bactéria Chlamydia trachomatis, quando não tratado adequadamente, pode agravar-se, causando elefantíase (acúmulo de linfa no pênis, escroto e vulva).
  • D Ferida rica em bactérias, geralmente única e indolor, que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio e desaparece sozinha, independentemente de tratamento, são sinais e/ou sintomas da Sífilis primária.
  • E O termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi adotado em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), pois para transmitir uma infecção, o individuo precisa, necessariamente, manifestar sinais e sintomas da doença.

Encontre mais questões

Voltar