Questão 23 do Concurso Prefeitura Municipal de Andradas - Fisioterapeuta (2018)

A respeito das doenças transmissíveis no Brasil, leia o excerto abaixo assinale a alternativa correta.
As doenças transmissíveis eram a principal causa de morte nas capitais brasileiras na década de 1930, respondendo por mais de um terço dos óbitos registrados nesses locais, percentual provavelmente muito inferior ao da área rural, da qual não se tem registros adequados. As melhorias sanitárias, o desenvolvimento de novas tecnologias, como as vacinas e os antibióticos, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e as medidas de controle fizeram com que esse quadro se modificasse bastante até os dias de hoje. A situação das doenças transmissíveis no Brasil apresenta um quadro complexo, que pode ser resumido em três grandes tendências: doenças transmissíveis com tendência descendente, doenças transmissíveis com quadro de persistência e doenças transmissíveis emergentes e reemergentes.

  • A Dentro do grupo de doenças transmissíveis com tendência ao declínio estão: malária, tuberculose e Leishmaniose visceral.
  • B Dentro do grupo de doenças transmissíveis com tendência ao declínio estão: difteria, rubéola, coqueluche e tétano acidental.
  • C Dentro do grupo de doenças transmissíveis emergentes e reemergentes estão: malária, tuberculose e Leishmaniose visceral.
  • D Dentro do grupo de doenças transmissíveis emergentes e reemergentes estão: cólera, dengue, rubéola e tétano acidental.