Prefeitura Municipal de Xaxim - Psicólogo (2019) Questão 34

Analise as afirmativas abaixo em relação às avaliações psicológicas.


1. Nos termos da Resolução n. 9/CFP/2018, que estabelece diretrizes para a realização de avaliações psicológicas no exercício profissional do psicólogo, esse profissional tem a prerrogativa de decidir quais são os métodos, as técnicas e os instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, desde que devidamente fundamentados na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia.

2. Documentos decorrentes do processo de Avaliação Psicológica deverão ser elaborados em conformidade com a(s) resolução(ões) vigente(s) do Conselho Federal de Psicologia, sendo facultativa ao profissional a manutenção dos registros dos atendimentos presenciais desse processo, conforme preconizado em resolução específica do mesmo Conselho.

3. Caracterizam-se como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

4. Na realização da Avaliação Psicológica, o psicólogo pode, dependendo do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares ou fontes complementares de informação, que são, segundo a Resolução n. 9/CFP/2018: entrevistas psicológicas, anamnese e documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.