Questão 39 do Concurso Prefeitura de Porto Barreiro-2 - Médico pediatra - FAU (2025)

As infecções bacterianas da pele (piodermites) são frequentes na prática médica diária e também no atendimento de urgência. Sobre este assunto, analise as alternativas e assinale a incorreta:

  • A Impetigo: É a infecção localizada na epiderme superficial, causada pelo Staphylococcus aureus (S. aureus), Streptococcus pyogenes ou com menor frequência por bactérias anaeróbicas. Ocorre principalmente em crianças com idades entre 2 e 5 anos, porém pode acometer qualquer faixa etária. Corresponde à terceira causa de infecção cutânea na infância, ficando atrás somente das dermatites e verrugas virais, e corresponde a 50-60% de todas as infecções bacterianas cutâneas.
  • B O impetigo bolhoso é ocasionado, quase que exclusivamente, pelo S. aureus produtor de exotoxina. Representa a forma localizada da síndrome da pele escaldada estafilocócica e ocorre mais frequentemente no lactente. Manifesta-se com bolhas de parede fina, superficiais e flácidas, com conteúdo claro. As bolhas se rompem facilmente, dentro de 1 a 3 dias, deixando uma borda em torno de uma base úmida eritematosa.
  • C Impetigo crostoso ou não-bolhoso geralmente é causado pelo S. aureus, que é responsável por aproximadamente 80% dos casos. O Streptococcus pyogenes (Estreptococo beta-hemolítico do grupo A – EGA) é responsável por 10% dos casos e o agente causador é uma combinação de S. aureus e EGA em 10% das vezes.
  • D O tratamento do impetigo é baseado na utilização isolada de antibióticos tópicos ou em combinação com antibióticos sistêmicos.
  • E O diagnóstico não é clínico, e a história e o exame físico é complementar a exame laboratoriais. A realização de culturas da secreção para identificação do agente etiológico é indispensável para indicada quando há suspeita da presença do Staphylococcus aureus meticilino-resistente (MRSA) ou quando um surto é identificado.