Prefeitura Municipal de Vila Velha - Cirurgião-Dentista - Endodontia (2020) Questão 67

Os instrumentos endodônticos são fabricados com ligas de aço inoxidável ou níquel-titânio e são utilizados para ampliação e limpeza do canal radicular. Além disso, possuem ainda, características geométricas e diferentes comportamentos mecânicos que influenciarão no resultado do tratamento endodôntico dependendo do instrumental escolhido. Por isso, é essencial que o dentista conheça essas variáveis para a escolha mais adequada do instrumento. Desta forma, em relação ao processo de fabricação dos instrumentais é correto afirmar que:

  • A os instrumentos endodônticos fabricados por torneamento cônico externo possuem seções retas transversais triangulares ou quadrangulares.
  • B a haste de corte helicoidal cônica da parte de trabalho dos instrumentos é fabricada pelo processo de usinagem denominada de torção à esquerda.
  • C na fabricação de instrumentos endodônticos por torção, os cristais do fio metálico são cortados com diminuição da resistência à fratura por torção e da resistência à flambagem.
  • D a ponta cônica circular dos instrumentos é obtida por um processo mecânico de usinagem denominado de roscamento externo.
  • E os instrumentos endodônticos fabricados por usinagem apresentam maior número de defeitos de acabamento superficial do que os fabricados por torção.

Encontre mais questões

Voltar