Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Psicologia (2019) Questão 27

Um psicólogo foi designado para realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional em sua empresa. Ele decidiu elaborar o questionário de sua pesquisa baseando-se na Teoria da motivação-higiene de Herzberg. De acordo com Cavancalti et al (2009), sobre a Teoria de Herzberg, é INCORRETO afirmar que:

  • A Herzberg identificou que os fatores envolvidos na produção da satisfação no trabalho são distintos dos que levam à insatisfação.
  • B uma concentração nos fatores higiênicos pode produzir a satisfação no trabalho e fazer com que as pessoas obtenham um maior desempenho, desde que gerenciados de forma sistemática pelo líder.
  • C fatores motivadores são fatores de crescimento e relacionam-se ao trabalho em si, como execução da atividade, reconhecimento recebido, conteúdo do trabalho, responsabilidade e desenvolvimento.
  • D fatores de higiene são externos à atividade, como política e administração da empresa, supervisão, relacionamentos interpessoais, condições de trabalho, salário, status e segurança, e quando presentes apenas impedem a insatisfação.
  • E Herzberg propôs, para motivar, o enriquecimento dos cargos, de forma a proporcionar mais autonomia, senso de realização, responsabilidade e desenvolvimento aos funcionários.

Encontre mais questões

Voltar