Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2013) Questão 34

Na elaboração dos projetos das instalações de água quente, as peculiaridades de cada instalação, as condições climáticas e as características de utilização do sistema são parâmetros a serem considerados no estabelecimento do consumo de água quente. Em relação às condições específicas do projeto de instalações de água quente, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Pressão de serviço: a pressão estática máxima nos pontos de utilização não deve ser superior a 400 kPa. As pressões dinâmicas nas tubulações não devem ser inferiores a 5 kPa.
  • B Velocidade da água: a velocidade da água nas tubulações não deve ser superior a 3 m/s. Nos locais onde o nível de ruído possa perturbar o repouso ou o desenvolvimento das atividades normais, a velocidade da água deve ser limitada a valores compatíveis com o isolamento acústico.
  • C Temperatura da água: a instalação de misturadores é obrigatória, se houver possibilidade de a água fornecida ao ponto de utilização para uso humano ultrapassar 30°. Na instalação de misturadores, deve-se evitar a possibilidade de inversão de água quente no sistema frio, ou vice-versa, em situações normais de utilização.
  • D Vazões de projeto: salvo casos especiais, deve-se admitir, para a determinação das vazões de projeto das tubulações, o funcionamento não simultâneo de todos os pontos de utilização instalados à jusante do trecho considerado. As vazões unitárias de água quente nos pontos de utilização devem ser estabelecidas a partir das características do aparelho sanitário e das necessidades do usuário deste aparelho.

Encontre mais questões

Voltar