Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) - Administrador (2019) Questão 12

Observe no texto a seguir o uso das vírgulas.


As flores das quase 800 espécies de plantas da família das anacardiáceas, comuns em regiões tropicais, (1) produzem néctar, que serve de recompensa para os polinizadores. Raríssimas, porém, liberam odores, que podem funcionar como pista de onde está o néctar. Os botânicos, Elisabeth Tolke e Sandra Guerreiro, da Universidade Estadual de Campinas, e Diego Demarco, da Universidade de São Paulo, já haviam notado que as flores do cajueiro, (2) da mangueira e do cajuzinho-do-campo liberam um aroma adocicado. Agora, com técnicas de microscopia, viram que, nas flores do cajuzinho e da mangueira, as glândulas de odor estão na base interna das pétalas. A primeira produz 39 compostos voláteis, a segunda, (3) 21.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu- produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/. Acesso em: 14 fev. 2019. (Excerto).


Assinale a alternativa que apresenta corretamente as justificativas para o uso da vírgula nos trechos apontados no texto.

  • A (1) Isolar elementos que exercem a função de aposto; (2) separar elementos que exercem a mesma função sintática; (3) indicar a supressão de uma palavra.
  • B (1) Isolar o adjunto adverbial antecipado; (2) isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas; (3) isolar o adjunto adverbial anteposto.
  • C (1) Separar elementos que exercem a mesma função sintática; (2) separar orações coordenadas sindéticas; (3) isolar o adjunto adverbial anteposto.
  • D (1) Isolar elementos que exercem a função de aposto; (2) indicar a supressão de uma palavra; (3) isolar o adjunto adverbial anteposto.
  • E (1) Isolar expressões explicativas; (2) separar orações coordenadas assindéticas; (3) isolar as orações intercaladas.

Encontre mais questões

Voltar