Ministério da Fazenda (MF) - Engenheiro (2013) Questão 91

De acordo com a norma ABNT NBR 6118:2003, pilares são elementos lineares de eixo reto dispostos na vertical, em que a principal solicitação é o esforço normal de compressão. Analise os itens que se seguem e assinale a opção incorreta.

  • A Nas armaduras longitudinais de pilares, o diâmetro das barras longitudinais não deve ser inferior a 10 mm e nem superior 1/8 da menor dimensão transversal.
  • B Na distribuição de armadura em seções transversais poligonais, deve existir pelo menos uma barra em cada vértice; em seções circulares, no mínimo seis barras distribuídas ao longo do perímetro.
  • C O diâmetro dos estribos em pilares não deve ser inferior a 5 mm nem a 1/4 do diâmetro da barra isolada ou do diâmetro equivalente do feixe que constitui a armadura longitudinal.
  • D O espaçamento longitudinal entre estribos, medido na direção do eixo do pilar, deve ser igual ou inferior ao menor dos seguintes valores: 20 cm; menor dimensão da seção; 24 Φ para CA-25 ou 12 Φ para CA-50.
  • E O espaçamento livre entre as armaduras, medido no plano da seção transversal, fora da região de emendas, deve ser igual ou superior ao maior dos seguintes valores: 5 cm; cinco vezes o diâmetro da barra ou duas vezes o diâmetro do feixe ou da luva; no mínimo 2 vezes o diâmetro máximo do agregado, inclusive nas emendas.

Encontre mais questões

Voltar