Questão 30 do Concurso Prefeitura Municipal de Arapiraca - Professor de Séries Iniciais (2018)

No processo educacional que vise ao crescimento do aluno, à construção do conhecimento e à transformação da sociedade, a função classificatória da avaliação perde a força que ainda tem, uma vez que não mais interessa estigmatizar o aluno como bom, médio ou fraco. Interessa sim diagnosticar e superar as dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem, clarear as falhas na transmissão, assimilação e construção do conhecimento, para melhor decidir acerca das novas ações docentes e discentes, no sentido da recondução do processo da maneira mais científica possível. -
De acordo com teorias da aprendizagem, destacam-se como princípios fundamentais à construção do conhecimento as seguintes afirmativas, com EXCEÇÃO de:
I - Todo conhecimento provém da prática social e a ela retorna; II - Há produção de conhecimento na solidão do sujeito; III - No processo de avaliação, percebe-se que se deve dissociar o ato de acompanhar e retomar o processo de construção dos saberes, principalmente quando se pretende constatar o nível de conhecimento que o educando adquire. IV - O processo de avaliação não poderá ser maior do que o processo de aprendizagem, sob pena de reduzi-lo aos constructos de um avaliador. V - Ao encarar a avaliação, é preciso considerar que ela é a ponta do “iceberg” visível do processo de ensino e aprendizagem, e que se deve analisá-la para além da simples aparência do fenômeno, indo a seus determinantes, leis, nexos, fundamentos.

  • A II e IV
  • B II e III
  • C I e II
  • D IV e V
  • E Todas as alternativas estão erradas.