Advocacia Geral da União (AGU) - Técnico em Comunicação Social (IDECAN - 2014) Questão 66

Leia a afirmação a seguir.

“Ao trabalhar em cima do texto alheio, o jornalista da internet não deixa de ser um copydesk.”
(FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003, p. 44.)

Tal afirmação especifica que
  • A os veículos de comunicação online brasileiros seguem a tendência mundial de estarem associados a veículos impressos tradicionais, transmitindo apenas as informações já divulgadas nestes, de forma concisa, atemporal e não linear.
  • B a era da informação digital ressuscita o profissional responsável pela reformulação do texto para a web, tornando-o mais elegante, claro, com informações mais aprofundadas e interativas dos fatos já divulgados em outras mídias.
  • C o jornalismo na internet tem um caráter puramente superficial, onde as informações são apenas copiadas de outros veículos para a rede, com a única preocupação de concisão do texto, já que se trata de uma mídia de leitura rápida.
  • D a extinta função, comum aos jornais impressos, ressurge no início da era das mídias digitais com os profissionais que adaptam à linguagem online os textos produzidos para outros veículos ou sem as características específicas desta nova mídia.
  • E o retorno do copydesk às redações online com a renomeação para “empacotador” é uma realidade, pois promove correções nos textos, a fim de criar uma linguagem jornalística específica a esta mídia, com formatos homogêneos e lineares.

Encontre mais questões

Voltar