Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) - Professor - Conhecimentos Gerais - Prova 2 (2015) Questão 14

“Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional.” (NÓVOA, s.d., p. 3). Com este entendimento, a postura do profissional do magistério deve: exceto:

  • A Participar ativamente do Projeto Político Pedagógico - PPP, pois este é importante mecanismo de formação profissional.
  • B Negar a separação artificial entre a teoria e a prática, entendendo que só a partir dos problemas concretos é que o conhecimento acadêmico teórico pode tornar-se útil e significativo. Neste sentido o profissional deve ser um pesquisador de sua prática.
  • C Produzir dentro da própria escola valorização da ação pedagógica, onde se possa observar, analisar, atuar, refletir e compartilhar avanços e limites da profissão.
  • D Participar das formações organizadas pela escola, pelas regionais de educação e pelo órgão central, sempre com o compromisso de qualificar o seu fazer pedagógico, bem como o coletivo escolar.
  • E Estudar sempre por conta própria, pois estudos acadêmicos ou organizados pela escola, regionais de educação e órgão central da SED não permitem liberdade de percursos e projetos próprios na busca de identidade profissional.