Questão 51 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Agente Operacional (2017)

Com a economia mundial globalizada, há uma tendência mundial para a formação de blocos econômicos, que têm, entre seus objetivos, a redução ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países-membros. O Tratado Transpacífico (TPP) ganhou destaque nos noticiários dos últimos anos. Sobre o assunto mencionado, assinale a alternativa correta.
  • A Cumprindo uma de suas principais promessas de campanha, o presidente Donald Trump assinou um decreto, em 2017, para retirar os EUA do TPP, que foi peça central da estratégia comercial e geopolítica de seu antecessor, Barack Obama.
  • B O TPP é um grande acordo comercial multinacional, responsável por 60% do comércio mundial e inclui países como EUA, Japão, China, Índia, Rússia, Alemanha e Brasil.
  • C A União Europeia foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial e é constituída por 38 países. A intenção inicial era incentivar a cooperação econômica e militar, partindo do pressuposto de que se os países tivessem relações comerciais entre si se tornariam economicamente dependentes uns dos outros e aumentariam seu poderio militar frente a adversários tradicionais.
  • D Argentina, Brasil, Chile e Bolívia assinaram, em 26 de março de 1991, o Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). O objetivo primordial do Tratado de Assunção foi a criação de uma união econômica e monetária, alcançada em 1998.
  • E O NAFTA é um tratado econômico entre os países da América Central que desenvolveu um mercado comum entre os países insulares e ístmicos da região.