Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Técnico - Agropecuária (2019) Questão 27

O conhecimento dos aspectos reprodutivos dos suínos é de suma importância para a economicidade do sistema de produção. O número de terminados/porca/ano é o alvo do setor produtivo da granja que depende diretamente dos índices zootécnicos obtidos na reprodução. Em relação à reprodução de suínos,

  • A a indução da puberdade pode ser realizada ao causar estresse moderado nas fêmeas. Esse estresse pode ser feito por meio da mistura de lotes ou da realização de manejo incomum para elas, como soltar fêmeas que não se conhecem em piquete para exercícios.
  • B a puberdade é o momento em que os animais estão fisiologicamente e fisicamente aptos à reprodução, ocorrendo entre o terceiro e o quarto mês de idade dos suínos.
  • C o ambiente social pode influenciar a ocorrência da puberdade nos suínos. Nesse ambiente, as leitoas criadas em baias ou em gaiolas, isoladamente, apresentam antecipação do primeiro cio, estando aptas para a reprodução.
  • D o diagnóstico do cio de leitoas é mais fácil que o mesmo diagnóstico em porcas que já pariram. Por isso, o auxílio de um macho adulto na identificação pode ser fundamental.

Encontre mais questões

Voltar