Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Serviço Social (2018) Questão 26

Uma assistente social de determinada Organização Militar (OM) criou um projeto social voltado para a prevenção da dependência química, tendo como público alvo militares e servidores civis dessa OM. A ênfase do projeto era a questão da prevenção a fim de que houvesse a diminuição de fatores de vulnerabilidade e risco. Desse modo, segundo a lei n.° 11.343, de 23 de agosto de 2006, marque a opção que apresenta um dos princípios ou diretrizes que devem ser observados na implantação do referido projeto.

  • A O respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, especialmente quanto à sua autonomia e à sua liberdade.
  • B O investimento em alternativas esportivas, culturais, artísticas, profissionais, entre outras, como forma de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida.
  • C A promoção dos valores éticos e culturais e da cidadania do povo brasileiro, reconhecendo-os como fatores de proteção para o uso indevido de drogas.
  • D O reconhecimento da intersetorialidade dos fatores correlacionados com o uso indevido de drogas, com a sua produção autorizada e o seu tráfico ilícito.
  • E A adoção de conceitos subjetivos e de fundamentação científica como forma de orientar as ações dos serviços públicos e privados.