Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Administrador (2013) Questão 50

Quatro modelos organizacionais podem ser identificados na Administração Pública: burocrático, administração pública gerencial, governo empreendedor e governança pública. Embora existam diferenças fundamentais em cada um, existe um elemento comum a esses modelos. Sobre os quatro modelos mencionados, é correto afirmar que:
  • A colocam ênfase no controle, embora as diferentes interpretações guardem sua essência como função administrativa.
  • B reconhecem que a cultura organizacional, por constituir a base do funcionamento das entidades públicas, não há como ser modificada.
  • C apontam o hibridismo observado na administração pública brasileira, com suas múltiplas coexistências de práticas burocráticas e gerenciais, como uma característica que favorece a aplicabilidade do empreendedorismo no setor público brasileiro.
  • D defendem a transparência pública e estimulam a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
  • E identificam a persistência de fragmentos da burocracia weberiana nas organizações públicas como uma indicação de que as rupturas na passagem de um modelo para outro ocorrem sem resistências à mudança e são encaradas com naturalidade pelos envolvidos no processo.