Prefeitura Municipal de Cananéia - Técnico - Radiologia (2020) Questão 24

Leia a crônica de Ivan Angelo para responder à questão.



Janelas e varandas


Varandas e janelas podem ser um campo interessante para observação nas metrópoles. Contribuições pessoais de moradores para a decoração da cidade. Espaços de expressão. Vitrines individuais.

É da sacada do prédio que o morador da metrópole confere a paisagem, o tempo e a vida lá fora. Janelas separam o íntimo e o público, mas algumas pessoas não se importam de botar no espaço público um pouco do que é do íntimo.

Rede estendida já vi mais de uma vez, em exíguas varandas, uma até com um homem em descuidada sesta. Nostalgia do Nordeste? De algum sítio? De uma minivaranda da Bela Vista1 , moça sentada de toalha nos ombros nus sob um secador de cabelos daqueles de pé e capacete, lendo revista. Casa dela ou salão de beleza improvisado? Em uma janela que dá para o Minhocão2 , uma gaiola com passarinho. Ave presidiária, condenada à feiura e ao barulho humanos. Será que canta?

Nesses espaços “públicos”, os ricos diferenciam-se principalmente pelas plantas, alguns com verdadeiras florestas. O povão ousa mais no pessoal. Como se fosse um quintal, lá põe rede, casa de cachorro, fogão quebrado, poleiro de papagaio, latão com planta, pendura bicicleta, monta churrasqueira...

Mas, em certas ocasiões, como Natal e Copa do Mundo, todos se igualam e botam luzes piscantes ou bandeiras.

É o que basta para pensarmos neles com uma distante camaradagem – oi, oi, estou aqui, sou um ser humano e cuido de um passarinho.



(VEJA SP, 05.10.2005. Adaptado)




1. Bela Vista: bairro paulistano.

2. Minhocão: famoso viaduto na cidade de São Paulo.



Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase foi empregado corretamente.

  • A Com ousadia, as pessoas de menos poder aquisitivo deixam à mostra sua vida íntima e transformam varandas em quintais.
  • B Em meio à tantas edificações de uma metrópole, o cronista destaca as varandas e janelas.
  • C Da sacada do apartamento, o morador se dispõe à conferir a paisagem, o tempo e a vida lá fora.
  • D Quanto à Natal e Copa do Mundo, são ocasiões em que as varandas ficam repletas de luzes e bandeiras.
  • E O autor faz menção à um homem deitado em uma rede e totalmente entregue ao sono.

Encontre mais questões

Voltar