Questão 47 do Concurso Prefeitura Municipal de Salesópolis - Enfermeiro (40hrs) (2021)

Para o controle da Tuberculose no Brasil, o objetivo de “Fortalecer a participação da sociedade civil nas estratégias de enfrentamento da doença”, envolve estratégias do tipo:

  • A Pautar a tuberculose na agenda política das três esferas de governos, por meio da articulação com executivo, legislativo e judiciário; pautar a tuberculose nas seguintes agendas de trabalho: assistência social, educação, justiça, direitos humanos, entre outros.
  • B Implementar as recomendações das políticas vigentes de articulação intra e intersetorial; implementar as recomendações da Instrução Operacional conjunta entre Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).
  • C Apoiar as ações de comunicação, advocacy e mobilização social desenvolvidas pela sociedade civil; incluir a participação da sociedade civil no planejamento, monitoramento e avaliação das ações de enfrentamento da tuberculose nas três esferas de gestão.
  • D Integrar os sistemas de informação para atender as necessidades da vigilância da tuberculose; apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico no país.