Prefeitura Municipal de Santa Luzia - Especialista em Educação - Supervisão Pedagógica (2019) Questão 43

De acordo com Luckesi (1994), a pedagogia não está isenta de pressupostos filosóficos, sendo necessária a indagação referente ao sentido e valor da educação na e para a sociedade.

Considerando as tendências filosóficas-políticas para a compreensão do sentido da educação na sociedade, é correto afirmar:

  • A Na tendência da educação como redenção da sociedade, a sociedade é concebida como um conjunto de seres humanos inseridos num contexto orgânico e desarmonioso, cabendo à educação a missão de harmonizar a sociedade.
  • B A tendência da educação como reprodução da sociedade tem como enfoque uma prática pedagógica de como a educação deve atuar na sociedade.
  • C A educação como transformação da sociedade engloba tanto o otimismo ilusório como o pessimismo imobilizador, comprometendo-se com a compreensão da educação dentro de seus determinantes sociais.
  • D Na tendência da educação como reprodução da sociedade, a educação é abordada como uma instância dentro da sociedade e apenas ao seu serviço.