Questão 65 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Técnico - Radiologia (2020)

Mamografia regular pode ser a chave para sobrevivência com câncer de mama porque muitas lesões nos seios podem ser detectadas antes de se tornarem sintomáticas ou metástases. Quanto à anatomia da mama, é correto afirmar que

  • A dois métodos são comumente usados para subdividir a mama em áreas menores para propósitos de localização. O sistema quadrante e o sistema relógio. O sistema relógio é mais simples de usar para localização de lesões generalizadas.
  • B os hormônios não influenciam no desenvolvimento de tecido, crescimento, e eventualmente produção de leite na mulher.
  • C a mama em uma mulher mais jovem tende a ser um pouco menos densa, possuindo mais tecido adiposo que a mama de uma mulher mais velha.
  • D a mama média se estende da porção anterior da quarta costela até a oitava ou nona costela (meio do esterno) e da borda lateral do esterno até a axila.
  • E cada uma das glândulas mamárias ou mamas em uma mulher é uma eminência cônica ou hemisférica que se localiza nas paredes anteriores e laterais do tórax. O tamanho das mamas varia entre indivíduos e com frequência na mesma mulher, dependendo da sua idade e da ação combinada de vários hormônios.