Prefeitura Municipal de Porto Belo - Médico Veterinário (2019) Questão 31

Em relação à necropsia em medicina veterinária, assinale a alternativa correta:

  • A A fixação, via de regra, deve ser feita com formalina a 15%, já que é um meio de fixação eficiente, barato e disponível no mercado. É muito importante que se observe a proporção de 10 partes da formalina a 15% para cada parte do tecido a ser fixado.
  • B O material a ser enviado ao laboratório deve ser, de preferência, remetido ao laboratório resfriado para depois ser fixado. Pequenos fragmentos fixam em um ou dois dias, enquanto que, para o hemiencéfalo, são necessários de 4 a 7 dias, de acordo com o seu tamanho. Após a fixação, o material pode ser enviado em vidros ou recipientes plásticos com formalina a 10%, desde que sejam totalmente vedados e bem acondicionados para não quebrarem.
  • C O frasco que acondicionará o material colhido deve ter o tamanho que suporte a proporção fixador/amostra de 1:1.
  • D A autólise post mortem é um sério problema para o diagnóstico, por isso a necropsia deve ser feita o mais breve possível depois da morte do animal. Esse fenômeno mascara lesões ou induz o veterinário a interpretações errôneas. Dessa forma, embebição hemoglobínica é frequentemente descrita como "hemorragias generalizadas" ou "órgãos hemorrágicos".
  • E A depender do tamanho da amostra, o tempo de fixação varia de 30 a 60 minutos.

Encontre mais questões

Voltar