Questão 51 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Uma nova abordagem direcionada para alvos fisiopatológicos tem subdividido a Insuficiência Cardíaca (IC) aguda em modelos de disfunção vascular ou disfunção cardíaca, com apresentações clínicas distintas. Sobre a insuficiência cardíaca aguda, assinale a alternativa que contenha uma informação incorreta.

  • A A avaliação pré-operatória da função cardíaca tem se restringido apenas à quantificação da fração de ejeção do VE.
  • B O aumento da pressão arterial promove aumento da impedância e diminuição do relaxamento do VE, o que contribui para agravamento da função diastólica nos portadores de cardiopatia hipertensiva.
  • C A fibrilação atrial afeta aproximadamente 20%-30% dos pacientes com IC aguda e conceitualmente pode resultar na redução da contratilidade e débito cardíaco, com deteriorização da disfunção diastólica e exacerbação da IC aguda.
  • D A intensa ativação neuro-humoral, a partir do aumento do débito cardíaco, conduz ao aumento da reabsorção de sódio e água pelos rins, que ocasiona aumento da volemia e do retorno venoso para o coração direito e esquerdo, levando ao consequente aumento das pressões de enchimento do VE.