Corpo de Saúde da Marinha (CSM) - Cirurgião Dentista (2018) Questão 49

O crescente anseio por resultados estéticos em associação à evolução dos sistemas adesivos e materiais cerâmicos, originaram uma nova era odontológica, impulsionando a confecção de restaurações totalmente cerâmicas com resultados funcionais, duradouros e estéticos. Segundo Baratieri et al. (2017), com relação às Restaurações Cerâmicas Parciais (RCP), analise as afirmativas abaixo.


I- As cerâmicas que representam a melhor opção restauradora para as RCP, com capacidade de reprodução dos efeitos ópticos dos dentes naturais e o restabelecimento das propriedades biomecânicas são as cerâmicas reforçadas por Alumina.

II- O preparo para essa modalidade restauradora deve estar confinado ao esmalte, ou exibir 70% de esmalte na superfície, especialmente nas margens do preparo.

III- Além de possibilitar a visualização do planejamento peio paciente e pelo profissional, o mock up é uma ferramenta importante em situações nas quais existe a necessidade de prever e guiar a cirurgia periodontal.

IV- Dentes com leves alterações de cor e dentes fraturados no terço cervical são exemplos de indicações para o tratamento com RCP do tipo facetas.

V- Nas RCP em preparo, os ângulos vivos devem ser removidos para eliminar a possibilidade de tensões estruturais no momento do assentamento cerâmico.


Assinale a opção correta.

  • A Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas
  • E Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.

Encontre mais questões

Voltar