Prefeitura Municipal de Santa Luzia D`Oeste - Assistente Social (2020) Questão 42

As Diretrizes Curriculares/1996 estão estruturadas por núcleos de fundamentação articulados entre si, o primeiro analisa os componentes fundamentais da vida social, o segundo a formação sócio histórica da sociedade brasileira, e por fim, o último núcleo faz referência ao trabalho profissional. Sobre o núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social, é correto afirmar que:

  • A remete à compreensão dessa sociedade, resguardando as características históricas particulares que presidem a sua formação e desenvolvimento urbano e rural, em suas diversidades regionais e locais.
  • B abarca todos os elementos constitutivos do Serviço Social como uma especialização do trabalho: sua trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os componentes éticos que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o planejamento e o estágio supervisionado.
  • C visa a contribuição do desenvolvimento da criticidade, da emancipação do sujeito, do saber-fazer e do saberagir, a fim de investigar, decifrar, compreender e problematizar a realidade dada, para posteriormente planejar e executar propostas interventivas.
  • D tendendo à ressignificação dos processos sociais, na dinâmica das relações sociais, na busca de respostas sociais às demandas postas, com vistas à transformação societária.
  • E compreende um conjunto de fundamentos teóricometodológico e ético-político necessários para compreensão do ser social enquanto totalidade histórica, fornecendo os componentes fundamentais para a compreensão da sociedade burguesa, em seu movimento contraditório.