Questão 55 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Psicólogo Organizacional (2020)

No contexto socioeconômico atual, as organizações veem-se permanentemente obrigadas a inovar, a rever seus modos de ação e a mudar. Assim, faz-se necessário analisar e diagnosticar as situações e problemas existentes. Nessa esfera, é correto dizer que o diagnóstico organizacional

  • A diz respeito ao esforço de identificação e caracterização dos componentes ou elementos organizacionais, constituam ou não problemas, buscando descrevê-los de forma clara e minuciosa.
  • B compreende, numa perspectiva lógica, três fases: o levantamento bibliográfico, o levantamento assistemático de dados e a recolha sistemática da informação.
  • C é conduzido por profissionais pertencentes à organização, de modo a assegurar uma percepção fidedigna e isenta das situações e dos problemas referentes àquele contexto.
  • D deve basear-se em métodos apropriados, dispensando a adoção de modelos teóricos, uma vez que esses podem prejudicar a identificação e a compreensão dos sintomas e dos problemas.
  • E visa contribuir para aumentar a compreensão e explicação dos problemas e dos desafios organizacionais, tanto no âmbito dos sistemas e dos processos funcionais como nos aspectos comportamentais.