Questão 13 do Concurso (2016)

As Cruzadas foram expedições militares estimuladas pelos papas, a partir do ano de 1095, com o proprósito de combater os reinos muçulmanos, então considerados inimigos dos cristãos. Essas expedições se dirigiram em especial ao Oriente Médio para a conquista da Palestina, mas também para a luta contra os reinos muçulmanos na Península Ibérica.

Fonte: ARRUDA, José J; PILETTI, Nelson. Toda a História São Paulo: Ática, 2007. p. 127.(Adaptado)
A partir das informações fornecidas no texto e no mapa, analise as afirmativas.
I → As Cruzadas mobilizaram o excedente populacional da Europa, com destaque para os nobres sem terras, que, dessa forma, puderam amealhar alguma riqueza, seja por meio de saques, seja pelo domínio de territórios.
II → Como as Cruzadas eram guerras religiosas, santificadas pelo Papa, os guerreiros cristãos que delas participavam tinham seus pecados perdoados.
III → As Cruzadas dinamizaram o comércio no Mar Mediterrâneo e possibilitaram o enriquecimento de cidades italianas, como Veneza, Gênova e Pisa, que já tinham tradição de comércio marítimo.
IV → Encerradas as expedições militares, as consequências foram imediatas quanto ao encerramento do intercâmbio entre o Ocidente e o Oriente, em especial nas áreas comercial e cultural.
Está(ão) correta(s)

  • A apenas I.
  • B apenas III.
  • C apenas II e IV.
  • D apenas I, II e III.
  • E I, II, III e IV.