Questão 34 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

A Febre Reumática (FR) e a Cardiopatia Reumática Crônica (CRC) são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção em populações geneticamente predispostas. A respeito da febre reumática, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O diagnóstico da febre reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico. Os exames laboratoriais, apesar de inespecíficos, sustentam o diagnóstico do processo inflamatório e da infecção estreptocócica.

( ) Nos casos de alergia à penicilina, a sulfadiazina apresenta eficácia comprovada para profilaxia secundária de febre reumática, devendo ser administrada na dose de 500mg, até 30kg, e dose de 1g, acima de 30kg, segundo recomendações.

( ) A pulsoterapia com metilprednisolona endovenosa (30mg/Kg/dia) em ciclos semanais intercalados pode ser utilizada como terapia anti-inflamatória em casos de cardite reumática grave, refratária ao tratamento inicial, ou naqueles pacientes que necessitam de cirurgia cardíaca em caráter emergencial. 

  • A F – V – F
  • B V – V – F
  • C V – V – V
  • D V – F – V