Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) - Médico pneumologista (2019) Questão 36

A tosse constitui um sintoma de uma grande variedade de patologias, pulmonares e extrapulmonares, sendo, com certeza, uma das maiores causas de procura por atendimento médico. Esse sintoma produz impacto social negativo, intolerância no trabalho e familiar, incontinência urinária, constrangimento público e prejuízo do sono, promovendo grande absenteísmo ao trabalho, além de gerar grande custo com exames subsidiários e medicamentos. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A A tosse pode ter várias causas e, muitas vezes, não se consegue identificar a etiologia. O uso de sintomáticos para alívio está indicado em casos de tosse intensa e tem o intuito de confortar o paciente.
  • B Em pacientes adultos, sugere‐se que a tosse crônica deva ser definida como a tosse que persiste por mais de seis semanas.
  • C As causas mais comuns da tosse aguda (com duração inferior a quatro semanas) são: infecção de vias aéreas superiores; quadros virais e bacterianos; doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma exacerbadas; ICC descompensada; e exposição ambiental ou ocupacional.
  • D Tosse medicamentosa é uma possiblidade que sempre deve ser aventada na investigação. O uso de IECA pode sensibilizar o reflexo da tosse e potencializar outras causas de tosse crônica. Acomete mais mulheres, é dose‐dependente e pode surgir após a primeira dose da medicação ou após meses de uso, não existindo relação temporal.
  • E Fármacos opioides como a codeína e a gabapentina apresentam ação antitussígena por inibição do seu centro regulador. Deve‐se monitorar os efeitos adversos. Sua ação fica limitada aos quadros de tosse de origem pulmonar, não sendo eficaz quando originada de vias aéreas superiores.

Encontre mais questões

Voltar