Prefeitura Municipal de Cunha Porã - Fisioterapeuta (2020) Questão 17

Os músculos hioideos são um conjunto de músculos que se fixam no osso hioide, acima ou abaixo dele, denominados músculos supra-hioideos e infrahioideos, respectivamente. Têm a função de estabilizar ou movimentar essa região, principalmente a laringe e o próprio osso hioide. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre os músculos supra-hioideos e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Os músculos supra-hioideos são compostos pelos músculos milo-hioideo, gênio-hioideo, estilo-hioideo e digástrico. Esses músculos formam também o assoalho da boca, permitindo que a língua tenha uma base de ação no osso hioide, além disso, durante a deglutição e a entonação da voz, os músculos suprahioideos elevam o osso hioide e a laringe.

( ) O músculo digástrico recebe essa nomenclatura por ter dois ventres em série, sendo que entre eles o tendão passa por uma alça fibrosa no corpo do hioide e que permite a livre-movimentação do músculo. Seu ventre anterior tem origem na fossa digástrica da mandíbula é inervado pelo nervo trigêmeo e o ventre posterior com origem na incisura mastoidea do osso temporal é inervado pelo nervo facial, além disso, a inserção de ambos os ventres é considerada no tendão intermédio que passa pela alça fibrosa no corpo e corno maior do osso hioide.

( ) O músculo milo-hioideo divide a cavidade oral do pescoço e além de abaixar o osso hioide, deprime o assoalho da boca e a língua, principalmente, durante a deglutição e a fala. Sua origem é na linha milohioidea da mandíbula e a inserção na rafe milohioidea e corpo do osso hioide, sua inervação é pelo ramo do nervo alveolar inferior (ramo do nervo mandibular do trigêmeo) denominado nervo para o músculo milo-hioideo.

( ) O músculo gênio-hioideo tem origem na espinha geniana da mandíbula e se insere na metade superior do corpo do osso hioide, é inervado pelo nervo hipoglosso e sua contração puxa o osso hioide em sentido anterossuperior, encurta o assoalho da boca e alarga a faringe.

( ) O músculo estilo-hioideo corre paralelo e inferiormente ao ventre posterior do músculo digástrico, sua origem é no processo estiloide do osso parietal e a inserção é no corno menor do osso hioide e é inervado pelo ramo estilo-hioideo do nervo facial.

  • A V – V – F – V – F.
  • B V – F – V – F – V.
  • C F – F – V– F – F.
  • D F – V – F – V – V.

Encontre mais questões

Voltar