Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) - Médico - Neonatologia (2019) Questão 46

Acerca das medidas profiláticas da transmissão vertical de HIV preconizadas atualmente no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A Está indicado o uso de quimioprofilaxia com AZT para todos os recém‐nascidos de mulheres infectadas pelo HIV, sendo iniciado preferencialmente nas primeiras quatro horas após o nascimento e mantido por seis semanas.
  • B Está indicado o uso de quimioprofilaxia com AZT e nevirapina para todos os recém‐nascidos de mulheres infectadas pelo HIV, sendo iniciado preferencialmente nas primeiras quatro horas após o nascimento e mantido por quatro semanas.
  • C Em recém‐nascidos de mulheres que não fizeram uso de TARV no pré‐natal e periparto ou fizeram uso de TARV, mas com CV desconhecida ou acima de 1.000 cópias/mL no terceiro trimestre, é preconizado o uso de quimioprofilaxia com AZT e nevirapina, devendo o primeiro ser iniciado preferencialmente nas primeiras quatro horas de vida e o segundo nas primeiras 48 horas.
  • D Está indicado o uso de quimioprofilaxia com AZT por quatro semanas, associado à lamivudina (3TC) e ao nelfinavir, em recém‐nascidos de mulheres que não fizeram uso de TARV no pré‐natal e periparto ou fizeram uso de TARV, mas com CV desconhecida ou acima de 1.000 cópias/mL no terceiro trimestre.
  • E Em recém‐nascidos de mulheres que fizeram uso de TARV no pré‐natal e periparto, com CV documentada < 10.000 cópias/mL no terceiro trimestre, é preconizado o uso de quimioprofilaxia apenas com AZT.

Encontre mais questões

Voltar