(2019) Questão 30

No primeiro semestre de 2018, houve uma greve dos caminhoneiros que afetou todo o país. “A greve durou 11 dias, entre 21 e 31 de maio. Os caminhoneiros bloquearam estradas e impediram a circulação até de itens essenciais, como alimentos, gás de cozinha e combustíveis. Serviços básicos, como transportes públicos, foram prejudicados. A principal reivindicação da categoria era a redução do preço do diesel, que foi atendida pelo governo federal.

Observe abaixo a imagem com alguns gráficos sobre o período:


GERBELLI, Luiz. Greve dos caminhoneiros provoca estragos na economia e deve dificultar retomada. 2018. Disponível em<http://g1.globo.com/economia/noticia/greve-dos-caminhoneiros-provoca-estragos-na-economia-e-deve-dificultar-retomada.ghtml> , Acesso em: 05/08/2018.


Considere as afirmações:

I – A greve dos caminhoneiros não foi negativa para todos os setores, visto que existem gráficos com melhora de números entre os meses antes, durante e depois da greve.

II – A queda do varejo foi insignificante de acordo com a margem de erro do IBOPE para estatísticas da economia.

– A produção industrial foi um setor que teve quedas expressivas com os reflexos da greve dos caminhoneiros para a economia e sociedade.


A alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s) é:

  • A I e III.
  • B I, apenas.
  • C II, apenas.
  • D III, apenas.
  • E I e II.

Encontre mais questões

Voltar