Questão 23 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT) - Professor de Educação Física (2015)

Desde a antiguidade o corpo tende a ser considerado uma prisão. [...] Na modernidade o corpo é alienado, reificado na sua condição de trabalhador, escravizado ao tempo e rebaixado à sua condição natural [...] sem capacidade de constituir a consciência. [...] Ao mesmo tempo, ele é desejado e proibido [...] como algo natural a busca pela felicidade [...] pode ser alcançada após o sacrifício, a dor e o sofrimento.
(BAPTISTA, 2013.)


Qual interpretação NÃO está presente no texto acima?
  • A O reconhecimento da atividade física e do treinamento como princípio para a obtenção de sucesso no mundo do trabalho.
  • B A divisão corpo e mente desde Platão até a relação do corpo-prazer e corpo-sacrifício expressa na divisão social do trabalho.
  • C As implicações da concepção do corpo-natureza como princípio orientador na produção do corpo para a indústria, comércio e meios de comunicação.
  • D A naturalização do corpo para atender as demandas da produção capitalista e busca da felicidade como resultado da submissão aos padrões estéticos.