(2019) Questão 35

Observe o mapa a seguir, que mostra a distribuição espacial da caatinga e do cerrado no Brasil.


CONTI, José Bueno; FURLAN, Sueli Angelo. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: ROSS, Jurandyr L. Sanches (org.). Geografia do Brasil. 3ª ed. São Paulo: EDUSP, 2000, p. 178.

A respeito do assunto abordado no mapa, julgue as proposições a seguir.

I. A caatinga se estende pela maior parte do Nordeste brasileiro e é marcada pela semiaridez climática, com chuvas irregulares e vegetação xerófita para se adaptar à escassez hídrica.

II. Devido às condições naturais impróprias para a prática da agricultura, a caatinga ainda apresenta fraco nível de ocupação humana e seu meio ambiente se mantém bem preservado.

III. O cerrado ocorre em área de clima tropical típico, submetido a uma estação seca e outra chuvosa bem definidas, com vegetação complexa constituída de gramíneas e arbustos com troncos retorcidos.

IV. Os solos de cerrado são, naturalmente, muito ricos em nutrientes, fato que explica o avanço do agronegócio e a consequente intensificação da devastação desse importante bioma brasileiro.

V. Com uma população de, aproximadamente, 20 milhões de pessoas, o domínio da caatinga sofre forte pressão demográfica, o que agrava ainda mais o problema do estresse hídrico, incluindo o avanço da desertificação em algumas áreas.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

  • A I, III e IV.
  • B I, III e V.
  • C III, IV e V.
  • D II e V.
  • E I, II e IV.

Encontre mais questões

Voltar