Questão 31 do Concurso Prefeitura Municipal de Piraúba - Fisioterapeuta (2017)

Ao considerar a avaliação fisioterapêutica, tem-se como base a escala de Denver, observação do fisioterapeuta e relato da professora, de uma criança chamada de Ana, nascida a termo em 03/07/2014. Pela escala de Denver, com os seguintes principais achados: fala nome de amigos, veste camisa, já ajuda a escovar os dentes, alimenta bonecos, consegue retirar o casaco sozinha, come sozinha embora ainda derrube um pouco. Monta torre de 6 cubos, mas não consegue fazer a torre de 8 cubos, tenta imitar uma linha vertical e já tenta desenhar, mas não consegue imitar um círculo nem a cruz. Compreende o que se pede (levanta, abaixa, anda, senta), já conversa com frases curtas, conhece onde é a cabeça, braços, pé, boca, mão, orelhas, olho, perna e nariz; já reconhece e aponta cachorro, gato, cavalo, menino. Arremessa bola, salta/pula, corre, chuta bola. Ainda não consegue se equilibrar num pé só por 3 segundos. A respeito dessas informações assinale a alternativa correta:
  • A A criança apresenta desenvolvimento questionável devido a dificuldades de motricidade fina.
  • B A criança apresenta desenvolvimento atípico com alteração evidenciada principalmente na área de motricidade fina.
  • C A criança apresenta desenvolvimento atípico com alteração evidenciada principalmente na área de linguagem e motricidade global.
  • D A criança apresenta desenvolvimento típico ao considerar que as atividades que não realiza estão acima do que é necessário para sua idade cronológica.