A onda de violência que atingiu cidades francesas, no final de 2005, teve como estopim a morte acidental de dois adolescentes que tentavam se esconder da polícia. O governo francês chegou a decretar o estado de emergência para deter os atos de vandalismo que se iniciaram nos arredores de Paris. Muitos analistas apontam que o motivo real desses distúrbios foi
- A a aprovação de uma lei que, embora estimule a contratação de jovens, permite sua demissão por justa causa durante os dois primeiros anos.
- B o apoio da imprensa à liberdade de expressão, com a divulgação de charges publicadas na Dinamarca e consideradas ofensivas pelos muçulmanos.
- C a exclusão social dos habitantes dos subúrbios das grandes cidades, onde há precárias condições de saneamento e maior desemprego e violência.
- D o fracasso da política de integração social, proposta pelo governo, devido à oposição do Partido Socialista do premiê Lionel Jospin.
- E a tentativa de realizar reformas nas universidades públicas, garantindo o acesso de imigrantes de origem árabe ao ensino superior.