Prefeitura Municipal de Vila Velha - Médico endocrinologista (2020) Questão 49

Paciente, sexo feminino, sobrepeso, 48 anos, diabética tipo 2, em uso de metformina, dapagliflozina e sinvastatina 40mg. Após 6 meses, recebeu prescrição de fluoxetina 40 mg/dia para quadro depressivo. Nesse período, teve que tratar em algumas ocasiões infecções genitais com fluconazol e alguns meses depois, Helicobacter pylori com claritromicina, amoxicilina e omeprazol nas doses habituais. Após 20 dias, iniciou quadro de fraqueza muscular, mialgia generalizada, intensa e progressiva. Ao exame físico, apresentava dor à palpação de vários grupos musculares corporais. Uma dosagem de creatinoquinase foi de 1700 U/L. Assinale a alternativa CORRETA:

  • A a amoxicilina e o omeprazol elevam os níveis de estatina, mas não causam miosite.
  • B o uso de fluoxetina, claritromicina e fluconazol podem ter precipitado o quadro de miosite.
  • C devemos suspender a metformina e aumentar a dose da sinvastatina.
  • D a paciente não poderá voltar a usar estatinas.
  • E a troca de sinvastatina por atorvastatina é mandatória.

Encontre mais questões

Voltar