Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2013) Questão 42

Para responder ao item, considere o texto e as ilustrações a seguir:

No Sul do Brasil, pinheiros trazidos ao país para uso em plantações comerciais avançam em ambientes naturais gerando preocupação quanto ao seu possível impacto na diversidade regional. Uma importante característica do Pinus, principalmente para as comunidades aquáticas, é a alteração do ciclo local da água: as espécies de Pinus têm taxa de evapotranspiração 60% maior que a das plantas naturais das áreas úmidas... Pesquisadores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, desenvolveram estudos em que testaram a hipótese de que o número de espécies e abundância de plantas e anfíbios era menor nas áreas úmidas com Pinus do que nas áreas úmidas naturais, cujos dados estão registrados nos gráficos a seguir.




Com base nas informações, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. Plantas aquáticas e anfíbios desenvolvem estratégias equivalentes em reposta às pressões no ambiente impostas pela invasão dos pinheiros.

II. A presença de grande número de pinheiros nas áreas úmidas reduz drasticamente a disponibilidade de água para outras espécies de plantas.

III. A invasão dos pinheiros, embora prejudicial em certo sentido, conservou a estrutura da comunidade, mantendo a biodiversidade.

IV. Características biológicas dos anfíbios os tornam particularmente susceptíveis alterações das condições ambientais pro eles requeridas.

  • A Apenas I e III estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I e II estão corretas.
  • D Apenas II e IV estão corretas.
  • E Apenas III e IV estão corretas.

Encontre mais questões

Voltar