Questão 29 do Concurso Prefeitura Municipal de Betim - Sociólogo - Instituto AOCP (2020)

Reconhecer a importância de diferentes profissionais para a atuação pública é fundamental para os problemas sociais na sociedade contemporânea. Dentre as contribuições previstas em lei para a profissão de sociólogo, destaca-se a de elaborar, supervisionar, dirigir, analisar estudos, pesquisas e projetos que dizem respeito à realidade social. Considerando a regulamentação e o exercício dessa profissão, assinale a alternativa correta.
  • A O sociólogo está habilitado a definir indicadores e índices sobre situações de vulnerabilidade e risco social. Seus estudos devem ser aplicados levando em consideração os direitos humanos e sociais, mas não as questões de gênero e sexualidade.
  • B Por determinações do Ministério da Saúde do Brasil, o sociólogo não está apto a ser incorporado como profissional da Política Pública de Saúde, visto que, em sua formação, não são ministradas disciplinas técnicas e clínicas, como os demais profissionais habilitados a trabalhar na área da saúde.
  • C O número de homicídios no Brasil é um dos mais altos do mundo. A bibliografia sociológica nacional e internacional expõe que esse tipo de violência é maior na população masculina jovem e tem maior incidência em regiões marcadas por grande vulnerabilidade social.
  • D Em relação aos problemas sociais, como mortalidade e propagação de doenças, o sociólogo deve agir em nível individual e não coletivo, pois há uma ampla bibliografia nacional e internacional sobre o tema que valida esse tipo de método.
  • E Os estudos sociológicos quantitativos levam em consideração variáveis como gênero, idade, escolaridade, estado civil, raça e etnia. Para tanto, esses estudos devem ser validados por um profissional da estatística habilitado.