Questão 16 do Concurso Prefeitura Municipal de Arapiraca - Professor de Séries Iniciais (2018)

Concebendo a linguagem como um fenômeno social, Bakhtin defende a língua como interação verbal dos atos de fala, cujo fundamento é o caráter dialógico. Para ele, todo enunciado é dialógico e toda relação dialógica é uma relação de sentidos, fazendo-se necessários o código e o sentido. Na perspectiva da aquisição e desenvolvimento da língua como prática social, pode-se dizer que:


I - A linguagem se desenvolve no contexto de/e por meio de práticas sociais de leitura e escrita. Contudo, as atividades de letramento devem se desenvolver independentemente da aprendizagem das relações fonema-grafema, isto é, em independência da alfabetização.

II - A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução, ou seja, da ação linguística entre sujeitos.

III - Aprende-se a ler e a escrever com melhor qualidade e de forma mais democrática, letrando-se e alfabetizando-se. Para isso, é preciso um ambiente escolar que permita ao aprendiz ler com compreensão, com sentimento, com criação, tendo como mediador um professor que compreende a não separação desses dois processos.

IV - Para alfabetizar na perspectiva do letramento, é fundamental considerar a especificidade do processo de letramento e a especificidade do processo de alfabetização.

V - Muito antes de chegar à escola, à medida que seu contexto ofereça situações de interação com o código escrito, a criança já efetua tentativas de leitura e escrita. Portanto, o aprendizado da língua, enquanto sistema de representação, está fortemente desvinculado das ocasiões sociais de interação entra ela e os sujeitos.


Marque a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS:

  • A I, II, IV e V
  • B II,III, IV e V
  • C I, III e V
  • D II, III e IV
  • E Nenhuma das alternativas