Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Professor - Educação Especial (2020) Questão 13

    Os livros para ser ouvidos, sobejamente conhecidos pelo nome em inglês – audiobooks –, nasceram em 1932, nos Estados Unidos, como ferramenta de inclusão social, começaram a ser feitos no estúdio de gravação de uma fundação para cegos, registrados em discos de vinil, com capacidade de no máximo quinze minutos para cada lado do LP. No ano seguinte, deputados e senadores aprovaram uma emenda que autorizava a Biblioteca do Congresso a entrar no negócio, que não parou de crescer. Inicialmente eram as peças de Shakespeare, a Constituição etc., e o céu virou o limite. A partir dos nichos dedicados à deficiência visual, os volumes de viva voz extrapolaram as fronteiras, de mãos dadas com os avanços da tecnologia. Hoje, por meio de um smartphone com acesso a lojas de aplicativos, é possível baixar qualquer um dos 44000 títulos lançados anualmente nos Estados Unidos – é um naco que responde, por enquanto, por 6,5% do mercado livreiro, mas que se expande rapidamente. Os lançamentos surgem em ritmo mais veloz que o de volumes em capa dura. É uma febre que começa a desembarcar com força no Brasil.

(Giulia Vidale, Prazer para os ouvidos. Veja, 30.10.2019)


É correto afirmar que o texto é caracterizado como predominantemente

  • A doutrinário, com passagens marcadas pelo emprego de expressões em sentido figurado, como exemplificado em – No ano seguinte, deputados e senadores aprovaram uma emenda que autorizava a Biblioteca do Congresso a entrar no negócio...
  • B didático, com passagens marcadas pelo emprego de expressões em sentido próprio, como exemplificado em – É uma febre que começa a desembarcar com força no Brasil.
  • C informativo, com passagens marcadas pelo emprego de expressões em sentido figurado, como exemplificado em – A partir dos nichos dedicados à deficiência visual, os volumes de viva voz extrapolaram as fronteiras, de mãos dadas com os avanços da tecnologia.
  • D jornalístico, com passagens marcadas pelo emprego de expressões em sentido próprio, como exemplificado em – Inicialmente eram as peças de Shakespeare, a Constituição etc., e o céu virou o limite.
  • E panfletário, com passagens marcadas pelo emprego de expressões em sentido figurado, como exemplificado em – Hoje, por meio de um smartphone com acesso a lojas de aplicativos, é possível baixar qualquer um dos 44000 títulos lançados anualmente nos Estados Unidos.