Questão 21 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT) - Professor de Educação Física (2015)

Diversos papéis foram atribuídos à Educação Física na escola: preparação do corpo do aluno para o mundo do trabalho; eugenização e assepsia do corpo, buscando uma “raça forte e enérgica”; formação de atletas; terapia psicomotora; e até como instrumento de disciplinarização e interdição do corpo. Os alunos, por sua vez, não deixaram de utilizar o tempo/espaço desse componente curricular de diversas maneiras, tais como: relaxamento das tarefas demandadas por outras disciplinas; tempo e espaço de encontro com os amigos; possibilidade de realização de suas práticas de lazer; momento de ócio etc.
(MEC/SEB, 2006.) 

Mesmo com a imposição curricular, o documento orientador da Educação Física para o Ensino Médio destaca o protagonismo do jovem. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I - A orientação curricular se pauta nos conteúdos específicos e nos temas da cultura midiática que influenciam os educandos e a escola.
II - O que confere sentido e significado à prática pedagógica são os temas a serem definidos com a comunidade escolar.
III - São conteúdos específicos: Ginástica, Esporte, Jogos, Lutas e Dança, cuja abordagem deve se pautar nos temas gênero, práticas corporais em espaços públicos, entre outros.
IV - A vinculação dos temas da cultura corporal com a indústria cultural e com o consumismo no qual se pautam o esporte e outras práticas corporais deve ainda inserir a perspectiva de educação para o lazer.



Está correto o que se afirma em

  • A II e III, apenas.
  • B II, III e IV.
  • C I, II e IV
  • D I, III e IV