Questão 68 do Concurso Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Estatístico Júnior (2018)

Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Um fabricante de biscoitos conduziu um experimento para avaliar o impacto da localização do produto na prateleira de supermercados sobre as vendas. O experimento envolveu dois fatores: a Altura na Prateleira, com três níveis (superior, média e inferior); e a Disposição Visual, com dois níveis (frontal e lateral), com três observações por célula.


Os dados foram analisados por meio de uma ANOVA de 2 fatores de efeitos fixos, com interação, a 5% de nível de significância, de acordo com os resultados abaixo.



Com base nos resultados e a 5% de significância, tem-se que:

  • A produtos posicionados nas prateleiras superiores não diferem significativamente dos posicionados nas prateleiras inferiores.
  • B produtos posicionados nas prateleiras médias diferem significativamente dos posicionados nas prateleiras inferiores.
  • C possíveis efeitos da Altura na Prateleira e da Disposição Visual podem estar sendo mascarados devido ao efeito da interação entre os fatores.
  • D a forma como os produtos são dispostos nas prateleiras, frontal ou lateral, não influencia as vendas.
  • E o coeficiente de determinação do modelo é de 82%.