Questão 40 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020)

A dinâmica das infecções relacionadas à assistência à saúde é complexa e depende das condições do hospedeiro, do agente infeccioso, dos mecanismos de transmissão e do ambiente da unidade.
Acerca das infecções relacionadas à assistência, é correto afirmar que

  • A o cateterismo vesical é um procedimento invasivo comum no ambiente hospitalar que evita a ocorrência de infecção do trato urinário, pois promove o esvaziamento completo da bexiga e a eliminação dos microrganismos que se encontram na porção proximal da uretra.
  • B após a passagem de cateter venoso central, o curativo realizado no momento da inserção deve ser mantido intacto até a retirada do cateter, a fim de evitar manipulações e aumento da incidência de infecções.
  • C o tempo prolongado de intervenção cirúrgica ou percutânea, a administração de antimicrobianos 2 horas após a intervenção cirúrgica e internação prolongada são exemplos de recomendações específicas para prevenção de infecção do sítio cirúrgico.
  • D dentre os fatores de risco para infecção relacionada a cateteres, a idade é um fator agravante, sendo os pacientes > 1 ano e < 60 anos os mais susceptíveis a esses eventos.
  • E a infecção de sítio cirúrgico representa grande risco ao paciente e sua prevenção está relacionada com a técnica cirúrgica, com a modificação dos fatores do hospedeiro e com a profilaxia adequada com antimicrobianos.